É notório que os processos de comércio exterior no Brasil sempre foram uma tarefa complexa de ser realizada. Por muitos anos os operadores enfrentaram entraves dos mais diversos tipos, falta de infraestrutura logística, altos impostos e uma enorme burocracia. Esses entraves oneravam e ainda oneram a competitividade do Brasil mundo a fora, fato o qual recebeu o apelido de “Custo Brasil”.
Com o objetivo de reverter essa situação e retomar a atração de investimentos no país, a Receita Federal do Brasil assumiu um compromisso de facilitação de comércio junto à Organização Mundial das Aduanas.
Pode-se dizer que de forma inteligente a Receita Federal empenhou-se em facilitar o ambiente de negócios, não gastando bilhões em infraestrutura logística, mas por meio de soluções tecnológicas redesenhando os sistemas e processos utilizados no comércio exterior do Brasil (diminuição da burocracia).
A principal iniciativa foi trazer o conceito de “single window” ao ambiente de negócios, algo que resultou no desenvolvimento do Portal Único de Comércio Exterior. Essa nova plataforma de comércio exterior veio para substituir os antigos sistemas de comércio exterior, como o próprio Siscomex. Com a utilização do Portal Único o operador passará a declarar as informações em apenas um ambiente, excluindo a necessidade de declarar a mesma informação para mais de uma entidade interessada.
No presente momento já podemos observar relevantes mudanças do ambiente de negócios, como por exemplo a Declaração Única de Exportação. O novo processo de exportação busca extrair as informações diretamente da SPED para o Portal Único apenas pela leitura da chave de acesso da Nota Fiscal Eletrônica e isso resultou na redução média de 40% do prazo para exportar e 60% de informações a serem declaradas.
Outra entrega que está sendo muito bem avaliada é a habilitação expressa de empresas, a qual já pode ser concedida de forma instantânea pelo Portal Único de Comércio Exterior. Além dessas iniciativas que já estão em prática, diversas outras entregas já estão em fase piloto e serão implementadas em 2020.
A PW Assessoria e Consultoria em Comércio Exterior atua na inserção de empresa no mercado internacional, realizando desde a capacitação técnica destas empresas, habilitando-as à operar, e até realizando a gestão logística aduaneira de seus processos. Contamos com profissionais altamente capacitados que já participaram de diversos cases de sucesso, conte conosco para abrir um mundo de oportunidades na sua empresa.