Estamos vivendo um período de estresse intenso, a pandemia do COVID19 pegou todos de surpresa. Foi um banho de água fria em um momento onde todos achavam que a economia estava se reaquecendo. E o pior, não existem experiências passadas de algo parecido com o que vem ocorrendo. As diversas decisões estratégicas que serão tomadas de agora em diante, seja em nível empresarial ou governamental, são puramente experimentais.
Diversas empresas e governo estão redesenhando seus processos. Estão testando novas formas de trabalho para manter sua produtividade e seu faturamento. O fator compulsório do isolamento social tornou inerente ao cenário a busca por novas formas de trabalho.
Talvez exista algo de bom por trás de tudo isso. Alguns dizem sobre uma teoria de “Darwinismo profissional”, onde somente aqueles que se adaptarem ao novo cenário serão capazes de sobreviver.
No segmento de comércio exterior não é diferente, em meio ao cenário de crise, algumas inciativas foram tomadas. Como por exemplo a obrigatoriedade da entrega de documentos físicos para liberação de mercadorias está sendo flexibilizada para a entrega digital. Inspeções físicas estão sendo realizadas com ajuda de tecnologias sem a necessidade de deslocamento pessoal, os auditores da Receita Federal estão realizando conferências, trabalhando remotamente de casa. Evidentemente, algumas destas medidas se mostraram eficientes e permanecerão. Está nítido que estamos em frente ao tal “Darwinismo profissional”.
Vale ressaltar que toda essa modernização já vinha sendo implementada, o gerenciamento de risco e a utilização da tecnologia já vinha sendo, há algum tempo, incorporado na esfera aduaneira. Tais iniciativas de facilitação de comércio, estabelecidas entre Receita Federal e Organização Mundial das Aduanas, contribuíram estritamente para o cenário COVID19.
Do lado privado, diversas empresas deslocaram seus recursos para trabalho home office e, supreendentemente, para algumas está dando certo! As empresas estão reduzindo custos para manter recursos de forma presencial, proporcionando qualidade de vida para seus colaboradores e, de certa forma, essa combinação está aumentando a produtividade.
É fato que teremos uma queda na economia, mas por outro lado, estamos frente à uma inovação profissional, uma transformação que trará novos modelos de empresas e processos.
Como disse Albert Einstein “A crise é a melhor bênção que pode ocorrer com as pessoas e países, porque a crise traz progressos. A criatividade nasce da angústia, como o dia nasce da noite escura. É na crise que nascem as invenções, os descobrimentos e as grandes estratégias. Quem supera a crise, supera a si mesmo sem ficar ‘superado’”.
Conte com a PW Comex para superar qualquer desafio, estamos aqui para otimizar operações, reduzindo custos operacionais e tributários. São em momentos de crise que devemos repensar estratégias, reorganizar processos e agir da forma mais eficiente possível.
2016
Milestone 1
2017
Milestone 2
2017
2018
Milestone 3